segunda-feira, 27 de agosto de 2007

CAFÉ " ESPRESSO"


A palavra "espresso" vem do italiano "esprimere", que significa "rápido".Se refere ao processo pelo qual a água quente passa sob alta pressão pelas partículas de café moído.
Utilizando os sentidos da visão, olfato, paladar e tato, você pode apreciar uma rica e intensa experiência sensorial.
VISÃO - O que vemos influencia nossa expectativa do sabor de algo. A visão lhe permite apreciar a cor do café e a qualidade do “crema”. Um "crema" ideal é consistente, suave e leve.

OLFATO - Pare para desfrutar dos ricos aromas liberados por um espresso. Primeiramente, você tenderá a perceber as mais delicadas e aromáticas notas: o aroma floral, o toque de limão, o toque de frutas vermelhas, sinta as notas mais intensas e encorpadas que emergem, como os aromas de cereais, as notas amadeiradas e o toque de cacau.

PALADAR - As papilas gustativas localizadas na língua nos permitem detectar os sabores doces, salgados, ácidos e amargos. As papilas gustativas sensíveis ao açúcar estão localizadas na ponta da língua. As sensíveis à acidez estão nas laterais, ao passo que o amargor é detectado na parte detrás da língua.
TATO - O tato é um fator vital, embora muito subestimado, ao se experimentar um café, e está relacionado à sensação do café na boca. Ele permite medir o corpo do café e a suavidade do “crema”. O “corpo” de um café refere-se à sua plenitude, viscosidade e densidade na boca.

Recomendação dos especialistas em degustação - Para experimentar um espresso, utilize uma colher funda para beber um grande gole de café. O café atinge toda a boca, facilitando a percepção dos aromas e sabores.
O papel do “crema”Após preparado, o espresso continua em desenvolvimento. Os aromas florais tendem a se desenvolver primeiro, ao passo que outros, incluindo os aromas mais pesados e torrados, levam mais tempo para emergir. Nesse ponto, o "crema" é essencial. Ele forma uma espécie de cobertura sobre o café, e impede que os aromas mais voláteis escapem.
O teste do sabor e do aroma - Para compreender a diferença entre sabor e aroma, tome um gole de café com o nariz tapado. Você perceberá uma certa acidez e um pouco de amargor, mas nenhuma característica aromática do café. Ao destapar o nariz, você notará todos os sabores relacionados ao olfato, antes imperceptíveis: as notas de torrado são apenas alguns dos muitos aromas que podem ser detectados. Você pode realizar a mesma experiência com um pedaço de chocolate.

Nenhum comentário: